Aluno do MBP publica livro sobre biodiesel e sustentabilidade

Com muito orgulho o MBP anuncia que seu ex-aluno, Pietro Adamo Sampaio Mendes, lançará livro entitulado “Sustentabilidade na Produção e Uso do Biodiesel”. A obra busca apresentar os principais fatores para assegurarmos a produção sustentável desse biocombustível.

Ao longo do título, Pietro trata de como a produção de biodiesel no Brasil contribui para estimular a agricultura familiar, economizar divisas pela substituição do diesel e reduzir as emissões dos gases do efeito estufa. Discorre sobre como o mundo todo, embora concorde com essas justificativas, exige cada vez mais que os países comprovem a sustentabilidade da sua cadeia produtiva em seus diferentes elos, e sobre a consequente e urgente necessidade de se entender quais são os fatores determinantes da sustentabilidade do Programa Brasileiro de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

 

Pietro Adamo - Aluno MBP-Coppe-UFRJSobre o aluno:
Turma: MBP 18

Formação:
– Especialista Executivo em Petróleo & Gás (Pós-graduação MBP Coppe|UFRJ, 2008);
– Licenciado em Química pela (UFF, 2005).
– Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos na área de sustentabilidade na produção de biodiesel (UFRJ, 2012).
– Bacharel em Direito (UFRJ, 2013);
– Estágio pós-doutoral (Beddie School of Business | Simon Fraser University, Canadá, 2014).

Profissão: Especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) lotado na Superintendência de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos.

LinkedIn

 

Após a participação no Biodiesel Congress em 2009, em Munique, na Alemanha, pude observar um movimento global na discussão sobre a sustentabilidade da produção e do uso do biodiesel. Este foi o tema central do congresso e o contato com especialistas do mundo todo permitiu uma grande troca de informações.

Quando retornei ao Brasil, optei por este tema no doutorado da Escola de Química da UFRJ, no qual fui orientado pelos professores Luiz d’Avila e Adelaide Antunes, que apoiaram o desenvolvimento do tema. Durante a elaboração da tese, tive contato com os trabalhos publicados do Professor Jeremy Hall, que se tornaria meu supervisor no estágio pós-doutoral na Simon Fraser University em Vancouver, Canadá, em 2014.

De volta do estágio pós-doutoral no exterior, a partir das informações obtidas na tese de doutorado, resolvi escrever o livro.

Quando fiz o MBP da Coppe havia acabado de entrar na indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis, e a escolha foi a melhor possível. O curso me permitiu conhecer os melhores profissionais do setor na época, ampliar meu networking e abrir os horizontes com uma carga extensa de conteúdos ‘do poço ao posto’ e ‘do campo ao posto’.

As aulas da coordenadora do curso, a professora Suzana Kahn, ajudaram a despertar o interesse pelos biocombustíveis. Ao fim do curso, escrevi meu TCC sobre biodiesel com foco nas oleaginosas e daí em diante não parei mais.

O mundo admira o Brasil pela rapidez como esta indústria se desenvolveu e pela distribuição de renda promovida no País. Sem dúvidas somos reconhecidos internacionalmente e servimos como referência internacional nesta área. Esta iniciativa nasceu da necessidade de se potencializar a utilização de nossos recursos naturais para redução da utilização de combustíveis fósseis.
As maiores vantagens são a redução do teor de enxofre, a inclusão social, a redução da dependência do diesel fóssil e a pesquisa que existe hoje no Brasil. Por conta do PNPB (Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel), foram criados inúmeros grupos de pesquisa e toda esse clima propicia o contínuo desenvolvimento da indústria. Estamos assistindo agora o nascimento de um novo biocombustível na nossa matriz energética, o biometano. E com certeza virão outros.
Temos capacidade produtiva para teores maiores de biodiesel misturados ao diesel e as ações de controle de qualidade mostram-se extremamente confiáveis. Os agentes da cadeia produtiva conhecem o produto e sabem quais cuidados devem seguir para assegurar a qualidade ao longo da distribuição. Assim, as bases sólidas estão presentes e estamos preparados para aumentarmos nossa produção até 2025.

 
 

capa do Livro: Sustentabilidade na produção e uso do biodiesel CONVITE PARA O LANÇAMENTO:
Convido todos os alunos do MBP e do MBE para comparecerem no dia 9 de abril de 2015 para o lançamento do livro “Sustentabilidade na Produção e Uso do Biodiesel”, na Livraria Travessa de Ipanema, às 19h00.